::: CHAMAR ATENÇÃO EM 30 SEGUNDOS?

É muito difícil em apenas 30 segundos conseguir chamar a atenção do ouvinte e ainda conseguir convencê-lo da compra, segue uma cartilha para orientar você de como um comercial de rádio deve ser para funcionar de verdade.

1. A melhor estratégia antes de começar a produzir o comercial é sempre conversar com o dono ou responsável da empresa. Procure saber como ele deseja o comercial, qual o estilo de locução ou trilha ele imagina que melhor representa seu estabelecimento.
2. Defina o objetivo do spot: se é para vendas diretas, para divulgar uma marca, para conhecer uma loja, convidar para um evento, etc.
3. O texto deve ser de acordo com o perfil do público–alvo.
4. Dê sugestões para o cliente ou para o redator de uma melhor colocação de palavras.
5. Mencione o nome do cliente várias vezes.
6. Use todas as suas armas para prender o ouvinte. Efeitos sonoros, música, vozes engraçadas e imitações. Mas cuidado com muita explosão ou laser para não poluir a mensagem.
7. Cuidado com pronúncia de nomes, e com erros gramaticais, principalmente concordância verbal e nominal.
8. Use linguagem simples. Quanto menor as frases, maior a possibilidade de uma boa interpretação do locutor. Espremer um texto de 45 segundos em 30 também é sempre um desastre.
9. Nunca tente “forçar a barra” quando o texto e o locutor escolhido não combinam.
10. Vá direto ao ponto! Diga o que o ouvinte espera na primeira frase. Uma promoção, por exemplo. Outra opção para começar o spot é com uma pergunta. “Está precisando de um colchão novo?”
11. Use palavras como “Agora” e “Hoje” quando anunciar uma venda. O rádio é o melhor veículo para evidenciar o imediatismo. Use esse poder.
12. Explore também a imaginação do ouvinte. “Ilustre” a sua mensagem com detalhes especiais.
13. Use palavras que levem emoção. Toque direto no coração do ouvinte.
14. Divulgue apenas um número de telefone, mesmo se existirem vários. Se você citar 2 telefones, o ouvinte não decora nenhum.
15. Crie frases novas.
16. Feche a mensagem induzindo o ouvinte a comprar.
17. Depois do comercial pronto, ouça bem baixinho, simulando a situação real de alguém ouvindo rádio como som ambiente. Se a voz está audível, clara e transparente; o comercial está bem feito.
Compartilhe: